SUPER BANNER PORTAL POTY
manchete

A fé, a seca e a chuva

As tradições e as crendices no sertão do Piauí

Blog do Zé Carioca

Blog do Zé CariocaZé Carioca é blogueiro do Portalpoty.com

10/01/2018 21h23Atualizado há 2 anos
Por: Redação

 

A esperança do sertanejo piauiense em bom inverno vai até a próxima terça-feira (19), dia de São José. Se chover nesta data, ele acredita que ainda choverá o suficiente para colher, pelo menos, feijão em quantidade suficiente para se alimentar pelo restante do ano, à espera de um novo inverno. Se não chover, recolhe a enxada e seus poucos apetrechos agrícolas e já sabe que tudo está perdido, é ano de seca.

O dia de São José, no sertão do Piauí, é marcado por muitas orações e pedidos por chuvas. As igrejas amanhecem lotadas de agricultores que, ao final da tarde, saem em procissão entoando cânticos e hinos de louvores ao santo, com o olhar fixo no céu. Qualquer nuvem que surja é motivo de alegria.

Fervor

Um dos santos mais populares do país, o número 1 do agricultor, São José, a quem Deus confiou sua santa família, é saudado em seu dia logo ao amanhecer, num ritual da mais pura fé.

Ó meu divino São José,
Aqui estou a vossos pés.
Dá-nos chuva com abundância,
Meu divino São José.

Durante todo o dia, nas casas mais humildes, diante de pequeno altar, e pelas veredas do sertão, é possível ao passante ouvir cânticos como este, apresentados em forma de súplicas, na esperança e na quase certeza de que a chuva vai cair.:

O sertão é uma espera enorme,
Dá-nos chuva com abundância,
Meu Divino São José...

Sem chuva desde o início de 2016, e com a meteorologia sinalizando para mais um ano de seca, o Semiárido piauiense concentra o maior número de penitentes. São pessoas simples, que aprenderam com seus antepassados as mais diversas experiências para identificar um ano de bom inverno, de fartura no sertão. As mais comuns são:

Dia de Santa Luzia: 13 de dezembro, dia da santa, é o mais esperado para as experiências no sertão. Na noite anterior, colocam-se ao relento seis pedrinhas de sal alinhadas em um prato, de preferência de esmalte. Cada pedrinha corresponde a um mês do período mais propenso a chuvas, a partir de janeiro. De manhã, cada pedra que estiver diluída indica que vai chover no mês correspondente. Se estiverem intactas, é sinal de seca.

Barra do Natal

No Natal, o sertanejo considera importante observar o nascer do sol. Se o sol estiver encoberto por uma barra escura, o inverno será bom, com bastante chuva nos meses que vão de março a junho. Para não faltar água, o primeiro dia do ano deve ser limpo e o 19 de março - dia de São José - chuvoso.

Formigas

Formigueiro na margem do rio indica seca; quando as formigas procuram se abrigar no alto - árvores, casas - é chuva na certa.

Lua - Com círculo em volta, é sinal de chuva.

Mesmo nos tempos dos fenômenos El Niño e La Niña, tão citados por meteorologistas, na região do Semiárido piauiense, os pássaros desempenham importante papel na análise popular do quadro climático.  O canto da seriema, juriti, inhambu, por exemplo, indica inverno, pois costumam cantar em tempos chuvosos. Já o canto da acauã, indica seca. Quando cantam e coaxam, a cigarra e a rã, respectivamente; quando o João de Barro faz seu ninho com a entrada para o poente, se protege das chuvas que vêm.

Simpatias para chover
Molhar o pé da cruz ou a imagem do padroeiro
Colocar Santo Antônio de cabeça para baixo, no sol quente

Para não chover
Enterrar ou colocar o santo no telhado
Lavar santa Clara com sabão
Fincar um machado no chão
Fazer “olho de boi” ou “olho de sol” no chão, riscado com calcanhar e dedão

 

Para parar de chover
Colocar ovo em cima do telhado ou do muro;
Jogar farinha com açúcar em formigueiro
Atirar três punhados de farinha no ar
Colocar um prato com farinha ao ar livre
Jogar fumo no telhado
Fazer uma cruz de cinzas no quintal

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários