SUPER BANNER PORTAL POTY
manchete

Dia de Reis é comemorado em Castelo do Piauí

A tradição no dia de Reis é comemorada em Castelo do Piauí

Blog do Zé Carioca

Blog do Zé CariocaZé Carioca é blogueiro do Portalpoty.com

07/01/2018 20h53Atualizado há 2 anos
Por: Redação

O dia 06 de janeiro marca a data em que encerram-se os festejos natalinos e árvores e presépios são desmontados. Neste dia, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de magos que presentearam o menino com ouro, incenso e mirra.

. A data cai tradicionalmente doze dias depois do nascimento de Jesus, mais precisamente no dia 6 de janeiro e, nada mais é, do que uma festa folclórica com influência europeia que vai do dia 24/12 até dia 06/01, retratando os 3 reis magos protegendo Jesus dos soldados que queriam matá-lo.

A festa de Reis é composta por músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e áreas rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.  O folguedo natalino é comemorado em várias partes do país, principalmente no Norte e Nordeste, onde ganhou cores, formas e sons regionais. Nessas regiões, os principais personagens que compõem a festa são o Mestre, Rei, Rainha, Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e crianças.

 
Em várias partes do mundo, a tradição ainda é mantida e, em Castelo do Piauí, grupos de reisados da cidade e interior comemoraram a data com a Festa Litúrgica dos Santos Reis, festejada desde dezembro. 
 
Redação: Garganta de Ouro
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários