SUPER BANNER PORTAL POTY
Brasil

Brasil vai ter que parar para combater coronavírus, diz especialista

Diante do avanço do coronavírus no País

Blog do Alessandro Cardoso

Blog do Alessandro CardosoAlessandro é colunista do Portal Poty

14/03/2020 18h20
Por: Redação

Diante do avanço do coronavírus no país, o Brasil tenta encontrar estratéggias seguras para evitar que aqui se repita o que aconteceu em países como a Itália. E a Itália é agora o espelho melhor olhado para definir estratégias, para não se repetir aqui a tragédia de lá (mais de 2,5 mil mortos). A receita que parece ter mais respaldo dos especialistas é uma que tem efeito colateral terrível: a paralisação de muitas atividades, o que impacta duramente na economia.

Diversos especialistas ouvidos pelo jornal Folha de S. Paulo, por exemplo, coincidiram na necessidade de limitar atividades que envolvem grandes públicos. Coincidem também que as medidas devem ser para logo, implantada em um limite de 7 a 20 dias – ou seja, tais medidas devem ser materializadas no espaço temporal de uma a três semanas. Na visão dos especialistas, o país deve pensar em suspender aulas, espetáculos esportivos, eventos artísticos e até cultos religiosos. Ainda segundo os especialistas, devem ser desenhadas estratégias também para restringir a circulação pelas cidades e até a presença física em locais de trabalho.

Esse tipo de medida foi adotada em países afetados mais duramente pelo coronavírus, como a própria Itália e agora a Espanha – país que já contabiliza mais de 120 mortes. Mas foram ações que só vieram depois, e aí o olhar deve se voltar para o que conseguiram mais sucesso antes: em Hong Kong, Singapura e Japão, o registro de novos casos tem um ritmo bem menor, precisamente por adoção desse tipo de medida.

Para os especialistas, o Brasil precisa se antecipar a um quadro mais dramático.