SUPER BANNER PORTAL POTY
Humberto Lima

22 anos sem Humberto Lima

Uma vida dedicada a construir o bem particular e público.

21/09/2019 12h45Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Portal Poty


     Humberto Lima teve o seu papel de destaque na vida empresarial e política de Castelo do Piauí.
     Como comerciante, exerceu essa atividade, aproximadamente, durante um período de  mais de 50 anos, sendo um referêncial nessa cidade quando se tratasse de um empresário de êxito.
     Pode-se dizer que poderia ser classificado como um comércio que vendia de (quase) tudo, abastecendo todas as cidades circunvizinhas, com: "tecidos", "remédios" "perfumarias", "utensílios domésticos", "ferragens", "peças de bicicletas", "materiais de construções", "mercadorias em geral", etc.
     Mas, como se diz no jargão popular  "o olho do dono é quem engorda o gado", com a sua passagem pra vida eterna (20/09/1997) toda essa gama de atividades comerciais deixou de existir, e o município de Castelo, suas cidades vizinhas e população, em geral, foi o seu maior perdedor.
     O seu Humberto não serviu a sua cidade natal somente vendendo os seus produtos comerciais, exercendo, também, outra atividade nobre, a política.
     Foi nessa nova atividade que deixou a sua marca como um homem público de excelência, exercendo o cargo de prefeito de Castelo do Piauí.
     Nesse particular, por ironia do destino, a sua ação particular foi determinante para mudar o panorama gerencial dessa cidade, quando na época, aproveitando um vazio político no município, substituiu o seu irmão Milton no comando do município.
     Antes de entrar na política, um outro irmão, Nilo Lima exerceu o cargo de prefeito de Castelo, no período de 1946/1947, prestando relevantes serviços na área de saúde e sendo o patrono do hospital da cidade.
     Humberto Lima, como prefeito (1973/1976), deixou a sua marca de um realizador de importantes obras públicas, dentre outras: " nova prefeitura", "novo mercado público", "nova câmara municipal", "colégios de ensino", "estradas vicinais", etc., além do que no seu período de governo municipal teve a honra de inaugurar, junto com o governador Dirceu Arcoverde, a 1a. estrada asfaltada, ligando o município de Castelo a Campo Maior.
     Daí, em diante, como acontece na maioria das cidades brasileiras, elegeu sucessivamente os seus candidatos a prefeito, sendo "João Soares dos Reis", "Edmar Lima do Monte",  "José Ismar Lima Martins".
     Este último, conhecido como Dr. Zé Maia, foi quem deu continuidade ao grupo político do qual fazia parte, perdurando até a chegada ao poder do atual prefeito "José Magno Soares da Silva".
     Na área futebolística, o Sr. Humberto fez parte do 1° time de futebol de Castelo, junto com demais colegas da época, além de ser maestro de banda de música.
     Eis uma pequena amostra do que representou o Sr. Humberto Lima, para a sua família e para a cidade de Castelo do Piauí.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários